Profissionais
de personalidade complicada tendem a prejudicar o andamento dos
negócios, piorar o ambiente de trabalho e tornar a vida dos subordinados
um tormento. Clique em ''Mais Informações'' e saiba mais sobre esse assunto.
Antônio
Carlos é um exemplo de profissional de difícil relacionamento que
percebeu a necessidade de procurar ajuda. Segundo Vera Martins, pessoas
de personalidade mais complicada são inseguras, têm medo de ser vistas
como incompetentes ou de não ser aceitas e reconhecidas. Esses fatores,
muitas vezes, fazem com que a pessoa tenha dificuldade de se autovaliar e
ouvir feedback. "Qualquer um, em um momento de incerteza, pode se
tornar um profissional assim", diz Vera. Ela cita algumas frases comuns
quando se fala de alguém difícil de lidar: "Não sei como abordá-lo",
"Ele é pavio curto e não escuta ninguém" ou "Não dá
para conversar com ele pois para tudo ele tem uma justificativa". Se você já escutou frases do tipo, está na hora de rever seus conceitos. Isso porque a maior parte das demissões acontece pelo aspecto comportamental, como lembra Eduardo Ferraz, consultor de gestão de pessoas. "Quase 70% das demissões estão relacionadas ao comportamento, e não à parte técnica", afirma. Segundo ele, apesar de não mudar de personalidade, quem possui traços difíceis deve tentar administrá-los ou buscar empresas onde o perfil agressivo, por exemplo, seja valorizado.
para conversar com ele pois para tudo ele tem uma justificativa". Se você já escutou frases do tipo, está na hora de rever seus conceitos. Isso porque a maior parte das demissões acontece pelo aspecto comportamental, como lembra Eduardo Ferraz, consultor de gestão de pessoas. "Quase 70% das demissões estão relacionadas ao comportamento, e não à parte técnica", afirma. Segundo ele, apesar de não mudar de personalidade, quem possui traços difíceis deve tentar administrá-los ou buscar empresas onde o perfil agressivo, por exemplo, seja valorizado.
É
claro que cada um tem seu próprio jeito de lidar com as diversas
situações no ambiente de trabalho — há os profissionais mais diretos e
há os mais políticos. Porém, Vera ressalta que aquele cujo temperamento
pode prejudicar o desempenho de uma equipe inteira e o andamento dos
negócios tem de tentar mudar. De acordo com ela, um profissional difícil
não consegue criar vínculos e parceiros no trabalho. "Hoje em dia, as
relações profissionais exigem reciprocidade e interdependência para
agilizar os processos e a tomada de decisões", afirma.
Sem rótulos
Para
não ser rotulado como um profissional difícil, uma boa dose de bom
humor vai bem. "Você pode ser alguém difícil chato e ríspido ou ser um
difícil bem-humorado. Isso faz toda a diferença", afirma Vera. De acordo
com ela, a assertividade também pode ajudar. Se não quer ser rotulado
como uma pessoa complicada, seja assertivo. "Diga o que pensa, sente e
precisa, sem rodeios ou constrangimento." Para a especialista, é preciso
falar com firmeza e autoconfiança, mas sem usar palavras e gestos
agressivos. "Mantenha sempre o respeito e a educação e esteja sempre
embasado em fatos e dados para vender suas ideias e administrar
conflitos."
Desenvolver
habilidades de comunicação, resolução de conflitos e relacionamentos
interpessoais também pode ser uma boa ferramenta de auxílio, já que
dependendo de sua área de atuação não é suficiente ter um grande
conhecimento técnico sobre um produto ou serviço se você não se
relaciona bem com os outros. "Isso pode, até mesmo, impedir o
crescimento de uma carreira, dependendo da forma que um diálogo é
conduzido, seja uma conversa difícil, seja uma avaliação de desempenho
ou um feedback", afirma o consultor Karim Khoury, autor do livro Vire a Página - Estratégias para Resolver Conflitos,
da Editora Senac. De acordo com Karim, esse comportamento pode gerar
estresse, desgaste e ressentimento no ambiente corporativo.
Comunicar-se
e relacionar-se com pessoas no trabalho pode ser um desafio
desgastante, ou não. Depende da sua forma de agir e da maneira como
conduz uma conversa. Pessoas com características mais difíceis, como
arrogância, impaciência e agressividade, podem colocar tudo a perder.
Pense nisso.
Fonte: Redação VocesaAutora: Caroline Marino
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