A qualidade de vida no
trabalho é sempre um grande desafio da administração das organizações, pois afeta
diretamente a vida dos funcionários e traz, como consequência, resultados para
as organizações. O presente artigo tratará sobre os fatores que influenciam a
qualidade de vida nas empresas. Clique em "Mais Informações" e saiba mais sobre o assunto
Estamos passando nos últimos tempos, após a crise, por um
ambiente globalizado. Presenciamos o aquecimento do mercado para todos os
segmentos e tipos de organizações que visam aproveitar a oportunidade para se
tornarem mais competitivas e, consequentemente, gerarem mais resultados. Isso,
por sua vez, faz com que exijam cada vez mais dos funcionários a capacidade de
cobrança e vivem sob pressão.
Porém algumas empresas, com visão sistêmica, já perceberam
que o investimento na qualidade de vida no trabalho, além de melhorar o
bem-estar de seus funcionários permite também a melhoria dos resultados.
Segundo Vasconcelos (2001), "A construção da qualidade
de vida no trabalho ocorre a partir do momento em que se olha a empresa e as
pessoas como um todo", portanto não podemos vê-la de forma individual, só
empresa ou apenas formada por funcionários. É preciso que exista uma visão
integrada das duas partes.
A qualidade de vida no trabalho não significa apenas ter um
bom salário ou benefícios atraentes. Com certeza isso ajuda, mas existem outras
vertentes que as empresas precisam se preocupar para poder gerar satisfação
para seus funcionários. Abaixo, destaco algumas dimensões que possibilitam
geração da melhoria da qualidade de vida no trabalho.
Identidade da tarefa - O funcionário precisa saber a
importância da realização de suas tarefas e compreender o valor da sua
atividade.
Significado da tarefa - O profissional deve ter a
percepção clara do que realiza no seu trabalho e os impactos do seu trabalho
para o todo. Ele necessita entender que sua atividade, embora seja parte do
processo, refletirá no resultado final do trabalho.
Autonomia - O funcionário precisa ter a responsabilidade
pessoal de planejar e executar suas atividades. A empresa necessita dar
oportunidade para o funcionário pensar, usar sua criatividade para resolver
problemas no seu dia a dia. Essa é a oportunidade de gerar melhorias no seu
posto de trabalho.
Feedback - Refere-se às informações de seu próprio
trabalho. O seu superior deve, constantemente, dar retornos para os membros da
sua equipe sobre como estão no desempenho de suas tarefas. É bom ressaltar que
o feedback não apenas um retorno negativo, pois os elogios e os agradecimentos
também são importantes e estimulam as pessoas. A ideia do feedback é simples,
mas tem uma grande importância. Durante o retorno dado para o trabalhador,
permite-se a realização de uma autoanálise, visando melhorias em sua conduta
pessoal e profissional, além da correção de possíveis falhas na execução das
suas atividades.
Além dessas dimensões básicas (muitas vezes, não percebíveis
nas organizações), temos também alguns fatores que destaco como importantes
para uma boa qualidade de vida no trabalho. Segundo o modelo adequado de
Chiavenato (1999), QVT compreende, ainda:
Compensação justa e adequada - Ter salário adequado à
função e equidade interna e externa.
Condições de segurança e saúde - Uma jornada de trabalho adequada e um ambiente físico seguro e saudável.
Oportunidade de crescimento contínuo - Possibilidade de visualizar a carreira e ter crescimento profissional.
Integração social na organização - Respeito às leis trabalhistas, liberdade de expressão e normas, rotinas claras da organização.
Trabalho e espaço social de vida - Papel balanceado entre trabalho e vida pessoal.
Relevância Social - Imagem da empresa e responsabilidade social pelos produtos e serviços.
Condições de segurança e saúde - Uma jornada de trabalho adequada e um ambiente físico seguro e saudável.
Oportunidade de crescimento contínuo - Possibilidade de visualizar a carreira e ter crescimento profissional.
Integração social na organização - Respeito às leis trabalhistas, liberdade de expressão e normas, rotinas claras da organização.
Trabalho e espaço social de vida - Papel balanceado entre trabalho e vida pessoal.
Relevância Social - Imagem da empresa e responsabilidade social pelos produtos e serviços.
Percebam que estamos falando de ações muitas vezes simples,
nada parecidas como a de "inventar a roda" ou algo extremamente
complicado de se fazer, mas que trazem resultados valiosos. Às vezes, pecamos
por querer fazer o perfeito e nos esquecemos de fazer o básico. Precisamos
estimular o pensamento. E sempre lembro: as ações preventivas são muito
melhores que as corretivas.
Você consegue perceber que isso faz a diferença no seu dia a
dia para melhorar sua qualidade de vida?
Fonte: RH.com.br
Autor: Leonardo Siqueira Borges
VG
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