segunda-feira, 7 de maio de 2012

Administrando as Diferenças

   Administrar uma empresa para que produza o máximo de sua capacidade, com excelente qualidade, requer uma visão que ultrapassa os limites da técnica, é preciso sensibilidade. Clique em ''Mais Informações'' e saiba mais sobre esse assunto.





Muitos profissionais extremamente capazes e bem qualificados podem estar produzindo pouco por estarem sendo mal aproveitados, ou erroneamente posicionados na estrutura da empresa. Algumas pessoas precisam de direcionamento e acompanhamento constantes enquanto outras respondem melhor ao contarem com certo grau de liberdade. Alguns são metódicos e não se aborrecem com trabalhos mecânicos ou repetitivos, enquanto outros são capazes de realizar verdadeiras maravilhas quando podem explorar e utilizar o seu potencial criativo.
Devemos oferecer a cada um o espaço e as condições mais propícias ao pleno desenvolvimento de seu potencial produtivo. Não há qualquer sentido em contratar alguém para fazer apenas a metade do que é capaz, ou esperar que um profissional atinja apenas um grau médio de qualidade naquilo que realiza.
Administrar com sucesso pressupõe reunir pessoas competentes e bem preparadas, identificando a posição mais adequada para cada uma delas. Visão estratégica está intimamente ligada ao conhecimento da natureza humana.
As pessoas que dão vida a uma empresa, e permitem que ela não seja apenas uma idéia bem concebida, mas uma entidade real e pulsante, são como peças de um quebra-cabeça. Não podemos simplesmente pegar uma delas e forçá-la no espaço que precisamos preencher em determinado momento. É preciso encontrar o espaço em que sua forma se encaixe com perfeição, para que também seus traços e cores possam contribuir com a definição final perfeita da figura que estamos montando. A personalidade de cada pessoa, aliada ao seu talento e à sua experiência profissional, define o perfil que deve ser encaixado na estrutura da empresa. Forçá-la em um espaço inadequado acaba por deformá-la, fazendo com que até suas características mais básicas sejam prejudicadas.
A administração eficiente deve identificar os profissionais adequados tendo por base não apenas as informações técnicas que eles fornecem a seu respeito, pois quando se trata de buscar uma pessoa apropriada a determinada posição, há muito mais coisas em jogo do que simplesmente realizar algumas tarefas. A escolha da pessoa errada pode colocar em risco a unidade de um grupo, a estabilidade de um departamento, até mesmo a coerência e o equilíbrio de uma linha de trabalho.
O profissional completo e bem preparado é aquele que procura desenvolver suas virtudes tanto quanto sua capacidade técnica e intelectual. Realiza seu trabalho com perfeição, mas são as virtudes que o encaixam em posições mais importantes, e o tornam apto a assumir cargos mais elevados. A informação, quando está de mãos dadas com a boa formação, gera excelentes resultados, para os quais sempre há espaço dentro das empresas. Competência serve pouco quando falta seriedade ou honestidade. A capacidade técnica fica muito prejudicada por falhas de caráter.
Administrar com sucesso pressupõe reunir os profissionais certos e colocá-los nas posições apropriadas, para que formem um grupo coeso e harmônico capaz de transformar boas idéias em ótimos produtos ou excelentes serviços. Encontrar e ajustar personalidades distintas é como reunir diferentes instrumentos e notas musicais e compor uma sinfonia – nem todos são capazes de fazê-lo, mas o talento cria a possibilidade. Administrar pessoas é realmente uma arte.

Fonte: RH Portal
Autora: Denise Amaral





Karina Souza

0 comentários:

Postar um comentário